ADUFPI realiza debate sobre a reforma da previdência e ataques do governo Temer em Parnaíba

Junho 12, 2017, 12:30 p.m.

Com o tema “A Reforma da Previdência e os ataques do Governo Temer aos direitos da classe trabalhadora” a Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí (ADUFPI) realizou um debate na cidade de Parnaíba. O evento aconteceu no dia 09 de junho no bloco de ciências contábeis da UFPI de Parnaíba e contou com a presença dos professores Raimundo Moura, 2º vice-presidente ADUFPI e Expedito Ulisses, diretor de esportes, como representantes da diretoria na ocasião.

 

Jose Inácio Schuck, Diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Previdência e Helbert Maciel, advogado da ADUFPI, foram os palestrantes do evento, que também contou com uma grande participação de professores (as) e alunos (as) do Campus de Ministro Reis Veloso.

 

O Prof. Raimundo Moura fez a abertura do evento, agradecendo a presença dos debatedores, professores (as) e alunos(as) presentes. Em seguida, comentou sobre as últimas ações sindicais realizadas pela Diretoria da ADUFPI, que foram: o apoio ao segundo evento da Regional Nordeste I do ANDES-SN, realizado na cidade de Picos, com a presença da presidente e do advogado do ANDES-SN, Profa. Eblin Farage e Dr. Leandro Madureira e a posse da representação regional da ADUFPI em Bom Jesus.

 

Logo após a abertura o Sr. Inácio Schuck fez um relato histórico dos ataques dos governos com relação a direitos previdenciários, com momentos acalorados de empolgação do palestrante. Inácio mencionou números para desmistificar o que tem sido dito pelo governo federal e pela imprensa nacional de que a previdência social é deficitária em nosso país.

 

Em seguida, o Dr. Helbert Maciel destacou os direitos conquistados pela classe trabalhadora desde os anos de 1500 e que tais conquistas sempre foram associadas com duras lutas da classe trabalhadora. Adicionalmente, ele falou dos perigos por traz das reformas trabalhista e previdenciária, que ficará fácil para o patrão negociar com trabalhadores, considerando a desigualdade de forças entre esses agentes.

 

Após as explanações dos debatedores, abriu-se inscrições para a plateia. Momento em que o Sr. José Ribamar Silva, diretor da Fenasps e do Sintsprevs, agradeceu aos palestrantes e comentou de forma geral sobre os ataques do governo corroborando com os demais colegas. Em seguida, a Professora Maria Helena, vice-presidente da ADUFPI, mencionou sobre a dificuldades que enfrentadas pelos professores (as) e pediu para o Dr. Helbert comentar mais sobre direitos adquiridos da classe e sobre perspectivas de aposentadoria. Outros questionamentos foram levantados e devidamente comentados pelos debatedores.

 

Nas considerações finais, o Prof. Raimundo Moura apresentou a agenda de atividades sugerida pelo ANDES-SN para o mês de junho, que implica na seguinte programação: AGs nas seções sindicais até o dia 23 para a construção da Greve Geral; no dia 20 o esquenta greve geral com atos e panfletagens nas seções sindicais; e no dia 30 a Greve Geral. Os debatedores, então, agradeceram a plateia e fortaleceram o convite para a Greve Geral do dia 30 de junho.

 

Busca Adufpi

Contatos Adufpi

Último Informativo

Informativo Outubro 2014

Adufpi Facebook

Links Úteis