NOTA DE REPÚDIO ÀS AÇÕES DO MINISTÉRIO PÚBLICO E DA POLÍCIA FEDERAL CONTRA OS DOCENTES DA UFMG

Dez. 7, 2017, 8:07 p.m.

A Diretoria da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí – ADUFPI vem a público manifestar solidariedade aos docentes da UFMG e repudiar veementemente os diversos atos de violação da autonomia universitária.

Nos últimos meses temos visto por parte de alguns órgãos do Estado, a exemplo da  Controladoria Geral da União (CGU), Tribunal de Contas da União (TCU) e da Polícia Federal (PF) uma série de denúncias e ilações criminosas que buscam deslegitimar a autonomia universitária sob o pretexto de apurar atitudes suspeitas de desvios cometidos por alguns agentes públicos à frente da gestão universitária. Em muitos casos, tais ações nascem de denúncias produzidas no interior da mídia brasileira e são imediatamente potencializadas por meio da ‘espetacularização’ das operações policiais com conduções coercitivas de agentes públicos e dirigentes das universidades.

Na proporção em que atacam a autonomia universitária, as recentes operações da Polícia Federal buscam, igualmente, acelerar o desmonte da universidade pública, colocando-a sob suspeita no que tange à sua eficiência administrativa, com gestores e servidores públicos corruptos e/ou descompromissados com a transparência e bom uso dos recursos públicos.

O desfecho trágico envolvendo o Reitor da UFSC e agora as conduções ilegais envolvendo o Reitor da UFMG, o professor Jaime Ramires e sua Vice-Reitora, a professora Sandra Regina Goulart Almeida, evidencia o aprofundamento do Golpe Parlamentar-Jurídico-Midiático que a Democracia Brasileira vem sofrendo e expõe à sociedade que os próximos episódios em torno da retirada dos direitos serão acompanhados de forte repressão aos espaços historicamente construídos de luta dos trabalhadores, a exemplo das universidades e centrais sindicais. O momento exige, portanto, unidade e luta da classe docente e de todos os trabalhadores!!

Eleições Adufpi 2018

Ações 2016-2018