I CAFS com(ns)ciência será realizado na UFPI em floriano

Junho 1, 2017, 12:38 p.m.

O CAFS-UFPI de Floriano tem se colocado no cenário científico cultural local como um polo de eventos científicos das mais diversas naturezas, além de ser ponto de apoio para formações educacionais e encontros de várias instituições públicas. Recentemente tem sido notado o crescimento de um movimento cultural de encontros científicos informais: os “cafés filosóficos” no campus. Muitos destes já fazem parte da programação de espaços públicos, grupos de pesquisas, livrarias e têm chegado a acontecer até em bares e restaurantes de grandes centros urbanos e cidades com aptidões universitárias como Floriano.

 

Floriano é uma cidade que congrega várias instituições de ensino superior, exerce influência e recebe pessoas de mais de 50 municípios localizados em seu entorno. Muitas pessoas vêm de várias partes do estado e do pais, estabelecem moradia temporária e/ou definitiva no município, mas, infelizmente, ainda não é forte a cultura de conversar sobre ciência. Certamente há muitos pesquisadores em Floriano e seus achados e ideias são, também por certo, interessantes e relevantes para a emancipação cultural da sociedade.

 

O I CAFS com(ns)ciência emerge como um captador destas ideias de longe para torna-las próximas. Objetiva também fazer com que o que está perto demais, fique longe. Ou seja, fazer com que atributos arraigados ao senso comum erroneamente associados aos cientistas sejam desconstruídos e deem lugar ao conhecimento, reconhecimento e valorização por parte do grande público do valor que estes profissionais têm para toda a população.

 

O Evento terá por objetivos:

Promover a divulgação das ideias e resultados derivados das Dissertações e Teses defendidas pelos professores do CAFS e de outras IES localizadas em Floriano. Além disso, fomentar a integração entre Docentes e pesquisadores das mais diversas áreas do conhecimento que atuam no município. Também tem como objetivo fomentar o desenvolvimento de uma identidade universitária, crítica e pensante na comunidade acadêmica de Floriano-Piauí.

 

Programação

05/06/2017 – Manhã - Profa. Dra. Rute Irene (ADM- UFPI) - Avaliando o impacto do programa "Mais Educação" no rendimento do ensino fundamental no Piauí.

05/06/2017 – Tarde - Profa. Dra. Carla Andreia (PED. – UFPI) - Aspectos constitutivos da identidade de professores nordestinos na Pós- Graduação.

06/06/2017 – Manhã - Prof. Dr. Robison R. Silva (SOC. – UESPI)/NEPA - Núcleo de Estudos e Pesquisa Afro - Contradições, desafios e tensões: relações complexas da formação de professores para a diversidade.

06/06/2017 – Tarde - Profa. Dra. Andreia Martins (PED. – UFPI)

07/06/2017 – Manhã - Prof. Dr. José W. Borges (ENF. UFPI) - Mensuração de comportamento em saúde.

07/06/2017 – Tarde - Prof. Dr. Alexandre Rabelo (ADM – UFPI) - A internacionalização de produtos culturais e a influência ideológica e cultural dos paises.

07/06/2017 – Noite - Prof. Dr. Daniel C. Fortier (BIO. – UFPI) - "Quem gosta de coisa velha é museu #eeutambém".

 

Inscrições para o evento pelo site: https://www.eventbrite.com.br

 

Fonte: Site da organização do evento

Busca Adufpi

Contatos Adufpi

Último Informativo

Informativo Outubro 2014

Adufpi Facebook

Links Úteis