UnB ataca e servidores não recuam
A tentativa da administração da UnB de criminalizar o movimento sindical dos servidores técnico-administrativos da Universidade através de publicação da Secretaria de Comunicação (Secom) foi estopim para a categoria. Em assembleia realizada (Dia 17/08), os trabalhadores repudiaram a ação e decidiram pela continuidade da greve que já passa dos cinco meses.
De acordo com o coordenador do Sintfub, Cosmo Balbino, com a ação da administração da UnB, a categoria dever ter "o papel de resistir" e continuar de braços cruzados em reivindicação a recomposição salarial de 26,05%.
Jurídico
O advogado do Sintfub, Valmir Floriano, informou que, na segunda (16), entrou com uma petição no Supremo Tribunal Federal, com anexo da cópia do contracheque de vários servidores técnico-administrativos com o corte de ¼ dos salários. O objetivo foi de somar mais uma prova de que o pedido de liminar que garante o pagamento de 26,05% dos salários dos servidores tem a necessidade e a urgência da apreciação da ministra Cármen Lúcia.
Floriano foi informado de que a ministra está envolvida com processos da lei Ficha Limpa, o que demanda tempo de Cármen Lúcia. O pedido de liminar foi impetrado no STF no dia 12 de maio.
Aposentados
Mesmo protegidos pelo mandado de segurança 25.678, do STF, que garante o pagamento da URP, os servidores técnico-administrativos aposentados correm o risco de seguirem para o segundo mês com o desconto do percentual que corresponde a 26,05% dos salários. Durante a assembleia, o aposentado e coordenador do Sintfub Heiladir Pereira Coelho, que está amparado pelo MS, apresentou o espelho de seu contracheque de agosto e, para a surpresa dos aposentados, o comprovante estava sem a inclusão da URP.
O mandado de segurança foi concedido à Associação dos Aposentados da Fundação Universidade de Brasília (Aposfub) pelo ministro Eros Grau em 2005. Porém, o cadastramento dos 466 aposentados no sistema eletrônico que autoriza o pagamento da URP só foi possível após a emissão de parecer da Advocacia-Geral da União (AGU). O documento, que assegura o pagamento, só chegou à Secretaria de Recursos Humanos da UnB no dia 8 de julho e extrapolou o prazo para a inclusão do percentual.
Entretanto, a secretária de Recursos Humanos da UnB, Gilca Starling, garantiu que a situação estaria regularizada neste mês, inclusive com o pagamento dos retroativos.
Ainda no mês passado, o Sintfub encaminhou um ofício ao reitor da UnB, José Geraldo, solicitando o pagamento da URP em folha suplementar. O pedido sequer teve resposta do reitor.
Em: 23/08/2010 09:24:00
Da mesma Categoria
Comentários desta Notícia
Por: JACKSON MESQUITA
O PESSOAL DA UnB ( técnico administrativo ) em especcial, estão de parabens, pelos representantes que teem. Gostaria muito de ter pessoas atuantes comos os fazem o sindicado da UnB. Mais sucesso, jackson Mesquita Economista - UFPI
Em: 24/08/2010 - 08:02

















